14 de fev. de 2011

Magnetoterapia







Magnetoterapia é uma terapia praticada pela medicina alternativa baseada na influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano.
Esta prática afirmam que ela seria capaz de tratar efetivamente diversas doenças sobretudo de ordem reumática.

O Que é o Magnetismo?

O magnetismo é uma força gravitacional emitida do centro do globo terrestre.

Alguns físicos propõem que existe um gigantesco magneto permanente no centro da Terra ou uma corrente elétrica que é responsável pelo campo magnético da Terra, transformando-a num imenso imã, energia esta chamada de geomagnetismo, que atua sobre todos os seres vivos trazendo grandes benefícios para saúde.

O Que é Magnetoterapia?

Magnetoterapia é a ciência que estuda e trata os desequilíbrios eletromagnéticos do corpo humano, auxiliando no tratamento de diversos distúrbios em nosso organismo.

Nosso planeta é regido por duas forças básica: gravitacional e magnética. A Terra funciona como um grande bloco de ímã, e a energia que recebe tem o nome de geomagnetismo, que atua de maneira benéfica sobre todos os seres vivos, com a função primordial de manter nossa saúde.

Nascido na Índia, aperfeiçoado na china e exaustivamente pesquisado no Japão nos últimos 30 anos, o magnetismo tem a função ímpar de equilibrar as energias que se alteram com o desgaste da vida moderna.

Estudos da Universidade de Osaka afirmam que a energia geomagnética se reduziu em 50% nos últimos quinhentos anos. Com o aparecimento do concreto, do asfalto, dos calçados de borracha e de plástico, dos automóveis etc. perdemos o contato com a mãe Terra.

O Magnetismo e o Organismo.

O corpo humano é composto de aproximadamente 65% de água. Grande parte dessa água é encontrada no sangue, e é através da circulação sangüínea que os glóbulos vermelhos levam oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo.

Pesquisas realizadas no Japão e no Brasil confirmam que a aplicação constante do magnetismo no organismo, principalmente na região do pâncreas, provoca um aumento da produção de insulina, sendo portanto um importante elemento de ajuda no tratamento de diabetes (não-insulino dependentes).

Outras pesquisas apontam que tecidos ósseos fraturados apresentam melhora de 20% a 40% quando submetidos a tratamentos de magnetos, reduzindo o tempo de consolidação.

Quando aplicamos sobre o cérebro e medula espinhal, provoca melhora acentuada no aproveitamento do oxigênio pelos neurônios, evitando o estresse e contribuindo para maior vida útil dessas células, que não são renováveis, e prevenindo doenças cerebrais degenerativas.

Com todas essas vantagens, a magnoterapia é tanto curativa quanto preventiva e, por ser um tratamento energético natural, não tem contra-indicação.


Existem estudos realizados em seres vivos nos últimos 70 anos, em países como União Soviética, Japão, Inglaterra, Estados Unidos e França. As plantas que ficavam em campos magnéticos cresciam mais depressa e produziam mais.
As plantas murchas renasciam quando regadas com água magnetizada. Descobriu-se nos Estados Unidos que os campos magnéticos alteravam a reprodução de bactérias. Na União Soviética, o dr. L. V. Komarov fez experiências com moscas que se alimentavam de açúcar magnetizado, dobrando assim seu tempo de vida. A Índia é o país onde a Magnetoterapia se desenvolveu mais intensamente nos últimas 50 anos. Devido ao baixo poder econômico da população, a Magnetoterapia, por ser muito barata, expandiu muito e os principais livros sobre o assunto são provenientes daquele país.
A Magnetoterapia teoricamente resolve todos os problemas de saúde, combate dores, infecções, inflamações, insônia, ansiedade etc. Os ímãs pequenos aliviam os sintomas locais, os ímãs grandes melhoram a polarização magnética do corpo, e a Água Magnetizada limpa o organismo.
Os ímãs conservam o poder magnético durante muitos anos. Tendo um conjunto de ímãs, as pessoas poderão usá-los por longos anos, economizando remédios, e tratarão os problemas de saúde de todos os familiares e amigos.
Existem duas convenções internacionais sobre a denominação dos pólos magnéticos. Adotamos no Brasil e na Índia a seguinte: pólo Sul é aquele que atrai a extremidade da agulha da bússola que aponta para o Norte geográfico.
Para problemas localizados, escolhe-se um ímã de tamanho adequado para cobrir a região afetada, aplicando o pólo indicado. Um ímã fino pode ser deixado no local durante horas ou dias. Os ímãs podem ser fixados com esparadrapo, faixas ou cintos. Se o ímã for muito grosso ou pesado, deverá ser aplicado uma ou mais vezes durante o dia. Pólo Norte aplicado sobre a pele é indicado para traumas recentes, dores agudas, infecções, sedação de ponto de Acupuntura, tem efeito vaso constritor e funciona como bolsa de água fria.
Pólo Sul aplicado sobre a pele é indicado para dores crônicas, regeneração, cicatrização, inflamações, tonificação de pontos de Acupuntura, tem efeito vasodilatador e funciona como bolsa de água quente.
Para problemas que afetem órgãos internos ou grandes áreas do corpo, para distúrbios metabólicos, para equilibrar energeticamente o corpo, ou para prevenir doenças, utilizamos o tratamento geral do corpo aplicando ímãs grandes com 10 cm de lado, aplicados durante 5 a 30 min, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e a gravidade da doença. As sessões podem ser repetidas de 1 a 3 vezes por dia. Para afecções da metade superior do corpo, colocar a palma da mão direita sobre o pólo Norte e a da mão esquerda sobre o pólo Sul. Para afecções da metade inferior do corpo, colocar a planta do pé direito sobre o pólo Norte e o do pé esquerdo sobre o pólo Sul. O tratamento externo com ímãs deve ser complementada com o tratamento interno através da Água Magnetizada, para desintoxicar o organismo.
Emprega-se para limpar o sangue ou para evitar depósitos de ácido úrico, colesterol, triglicérides, carbonatos, fosfatos e oxalatos, cálcio e outras substâncias indeterminadas chamadas genericamente como toxinas. A água pode ser magnetizada através de imantação externa ou interna. No primeiro modo, colocar ímãs grandes juntos a recipientes contendo água, ou juntos às tubulações de passagem. No segundo modo, colocar ímãs dentro dos recipientes.

Um comentário:

  1. Prezada Fernanda. Trabalho com colchoes magneticos à 13 anos. oque vc tem a dizer de Gestantes usarem a magnetoterapia com colchoes magneticos. quais os benificios que poderam ajudar tanto a gestante como o futuro nenen??? aguardo.

    lisandrozanardi@hotmail.com

    ResponderExcluir

Tire suas Dúvidas: